Conheça nossos painelistas

Conheça nosso time de palestrantes, painelistas e moderadores que irão partilhar seus conhecimentos, em variadas mesas.

  • Airton Areias
    Membro da Comissão de Certificação do IPLD

    Pós-graduado em Administração Financeira e Graduado em Administração de Empresas. Atua há mais de 30 anos no mercado financeiro, tendo trabalhado nas áreas de Câmbio, Auditoria Interna e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, além de ser certificado pela ACAMS, desde 2008. No IPLD, é membro da Comissão de Certificação.

  • Alexandre Botelho
    Idealizador do IPLD

    Bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças, especialização em Banking e MBA em Gestão Financeira e Risco. Possui mais de 20 anos de experiência em instituições de grande porte do setor financeiro. Atuou nas áreas de Ouvidoria, Auditoria Interna, Compliance, Inspetoria, Prevenção a Fraudes e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, inclusive na gestão de equipes de monitoramento, investigação e comunicação de operações suspeitas.

  • Alexandre Pinheiro dos Santos
    Superintendente Geral da CVM

    Superintendente Geral (Chief Operating Officer) e ex-Procurador-Chefe da Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Procurador Federal. Ex-Advogado da Bolsa do Rio. Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1993), com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getulio Vargas. Professor de Direito Empresarial e do Mercado de Capitais, com aulas ou orientações ministradas em diversas instituições acadêmicas. Autor de livros e artigos (incluindo escritos no exterior). Co-Chair do Comitê de implementação da Convenção de Genebra sobre valores mobiliários intermediados (Geneva Securities Convention). Membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA. Primeiro Coordenador do Termo de Cooperação da CVM com o Ministério Público Federal - MPF.

  • Antonio Carlos Ferreira
    Diretor de Integridade e Governança da Caixa Econômica Federal (Ex-Presidente do Coaf)

    Antonio Carlos Ferreira de Sousa, brasiliense, 50 anos, Bacharel em Ciências Econômicas, Pós-Graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, trabalha na Caixa Econômica Federal desde 1989. Trabalhou no Ministério da Fazenda no Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF/MF, onde exerceu o Cargo de Diretor de Inteligência Financeira e Supervisão e Presidente (substituto), tendo como principais funções a produção inteligência financeira para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo e supervisionar setores econômicos obrigados sob a responsabilidade do COAF.

  • Antônio Gustavo Rodrigues
    Ex-Presidente do Coaf

    Formado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez MBA Executivo organizado pelo Banco Mundial na Harvard Business School, além de vários cursos de especialização, principalmente nas áreas financeira e de negociação externa. Ingressou no BNDES, em 1985, como advogado e ocupou o cargo de Gerente de Organismos Internacionais no Departamento Financeiro e Internacional. Foi advogado do Banco Mundial, de 1992 a 1995, na divisão de América Latina e Caribe do departamento jurídico, em Washington. Em Brasília desde 1995, ocupou o cargo de Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e também no Ministério da Fazenda. No início de 2004, foi nomeado pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Fazenda, para exercer o cargo de Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, onde se aposentou em 2018. Exerceu a presidência do GAFISUD (Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra Lavagem de Ativos) no ano de 2006 e do GAFI (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo) em 2008.

  • Antonio Juan Ferreiro Cunha
    Chefe de divisão no Departamento de Supervisão de Conduta do Banco Central

    Formado em engenharia civil pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em administração de empresas pela FGV e MBA em Controladoria pela Fipecafi. Chefe de divisão no Departamento de Supervisão de Conduta, é servidor do Banco Central há 27 anos. Trabalhou nas áreas de capitais estrangeiros, monitoramento do mercado de câmbio e, desde 2000, atua na área de prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, tendo representado o Banco Central em reuniões do FATF/GAFI, Gafisud (atual Gafilat) e Mercosul.

  • Bernardo Mota
    Chefe de Gabinete e Assuntos Internacionais do COAF

    Pós-graduado em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.

  • Carlos Enrique Pereira Melo
    Diretor de Administração e Finanças do IPLD

    Cursou tecnologia em Gestão de Qualidade e Produtividade, Administração de Empresas e MBA- Gestão para Excelência. Certificação de responsável pelo Compliance - PQO pela [B]³, CPA-10 pela ANBIMA e Auditor Interno segundo a NBR ISO 19011. Participação em Comitê de Compliance/Juridico na ANCORD, Reunões de diretoria e contato com organismos de autorregulação (ex.BSM, AMBIMA, CETIP, APIMEC) e de regulação (ex. BACEN, CVM)

  • Carlos Fernando dos Santos Lima
    Procurador da República Aposentado

    Procurador da República (1995/2019), e membro da Força Tarefa Lava Jato (2014/2018) e Força Tarefa Banestado (2003/2006) em Curitiba. Foi Promotor de Justiça do Paraná (1991 a 1995). Possui o Master of Laws por Cornell Law School (class of 2009). Elaborou os primeiros acordos de Colaboração Premiada e de Leniência pelo Ministério Público brasileiro. Ministra palestras e treinamentos em compliance, investigações internas, acordos de colaboração e leniência, lavagem de dinheiro e combate à corrupção, inclusive como instrutor da Escola Superior do Ministério Público da União. Possui diversos prêmios nacionais e internacionais por sua atuação.

  • Carlos Henrique Firmino
    Membro da Comissão de Comunicação do IPLD

    Presidente eleito do IPLD para o biênio 2019-2021. Mestre em Economia pelo INSPER e Bacharel em Administração pela Escola Naval. Autor de "Múltiplas Dimensões da Lavagem de Dinheiro: Material, Jurídica, Econômica e Políticas Públicas". Policial Federal com quase doze anos de experiência em combate à corrupção e LD. Professor da Academia Nacional da Polícia Federal na área de Crimes Financeiros. Instrutor da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Rede Lab-LD). Foi Coordenador Operacional de Inteligência da PF durante os Jogos Olímpicos de 2016 em SP. Atualmente, realiza atividades técnicas de investigação no Lab-LD da PF com o objetivo de aplicar e desenvolver ferramentas tecnológicas no combate à corrupção, crimes financeiros e LD-FT.

  • Edgard Rocha
    Vice presidente do IPLD

    Advogado graduado pela Universidade Estadual de Londrina e intercâmbio pela University of Delaware (EUA). É Sócio-Fundador de um escritório de advocacia especializado em litígios envolvendo Crimes Financeiros e consultoria em Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo; Consultor Jurídico e Especialista do maior bureau reputacional da América Latina; membro da Comissão de Compliance da OAB/PR.

  • Fausto Martin De Sanctis
    Desembargador do TRF-3

    Desembargador Federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Foi Juiz de Direito em São Paulo (de 1990 a 1991), Procurador do Município de São Paulo, e Procurador do Estado de São Paulo, na área da Defensoria Pública. Foi professor da Universidade São Judas Tadeu por 15 anos. É Ouvidor-Geral da Justiça Federal da 3ª Região e Supervisor do Grupo de Fiscalização e Monitoramento do Sistema Penitenciário Federal. À frente da 6ª Vara Criminal em São Paulo, especializada em Lavagem de Dinheiro e crimes financeiros, por vinte anos, julgou casos complexos. Pioneiro na venda antecipada de bens, na realização de delações premiadas, servindo de base para regulamentação da lei, na destinação de recursos a entidades filantrópicas recebidos em delações (como forma de indenização à sociedade e mostra de arrependimento), na doação de obras de arte para entidades culturais e destinação a praças públicas, no procedimento adotado de interceptação telefônicas, adotado pela legislação posterior. Doutor em Direito Penal pela USP e Especialista em Processo Civil pela UnB. Membro do Conselho Consultivo da American University para Programas de Estudos Jurídicos Brasil - EUA. Membro da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. Recebeu distinção honrosa da New York State Bar Association – NYSBA por ter sido considerado o magistrado-precursor das decisões atinentes à prevenção e ao combate da corrupção e da lavagem de dinheiro no Brasil (2016). Também no Brasil. Indicado por seus pares em lista da AJUFE para ocupar vaga no STF em 2010, 2014 e 2017. Seu nome figurou em lista subscrita por juristas, dentre eles, Miguel Reale Júnior, Modesto Carvalhosa e Hélio Bicudo, e por 49 entidades de classe e movimentos organizados para o mesmo fim em 25.01.2017. Possui diversas obras publicadas no Brasil e no exterior, além de artigos diversos, destacando-se: International Money Laundering Through Real Estate and Agribusiness. A Criminal Justice Perspective from the ‘Panama Papers’ (Springer/2017); Delinquência Econômica e Financeira (Forense/2015) e Money Laundering through Art: A Criminal Justice Perspective (Springer/2013).

  • Gustavo Dias
    Analista da Susep

    Mestre em Administração pelo COPPEAD/UFRJ e pós-graduado pelo Programa Management of Technology in Computer Networks do NCE/UFRJ e graduado em TI. Analista da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP desde 2002, atua como Assessor da Coordenação-Geral de Fiscalização de Conduta e como Secretário do Conselho de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo nos mercados de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Privada Aberta. Atua também como Conselheiro da SUSEP no Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF e como representante do Brasil e da SUSEP junto à Financial Crimes Task Force da IAIS, na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA e na delegação brasileira do GAFI/FATF. Leciona como professor convidado desde 1996, já tendo atuado em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu na UFRJ.

  • Hanna Miyashita
    Superintendente de Auditoria de Negócios na BSM

    Graduação em Administração de Empresas. Desde 2006, atua na auditoria de participantes dos mercados administrados pela B3 e atualmente exerce a função de Superintendente de Auditoria de Negócios na BSM Supervisão de Mercados. Anteriormente atuou nas áreas de compliance e risco operacional em bancos estrangeiros e nacionais e em empresa de consultoria e auditoria externa.

  • Horciliano Marques
    Diretor Especialista do IPLD

    Superintendente de prevenção à lavagem de dinheiro em uma instituição financeira de grande porte, possui mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro e é membro certificado da ACAMS - Association of Certified Anti-Money Laundering Specialist (Associação de Especialistas Certificados em Antilavagem de Dinheiro).

  • Jorge Lasmar
    PhD em Combate ao Financiamento do Terrorismo

    Jorge M. Lasmar é Coordenador Geral de Pós-Graduação das Faculdades Milton Campos bem como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Possui doutorado em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (LSE) tendo contado com bolsa da CAPES . Atualmente é Diretor de Assuntos Jurídicos da Associação Internacional de Estudos de Segurança e Inteligência (INASIS), Coordenador Regional (Brasil) da Terrorism Research Network (TRI) membro da Comissão de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (CPLD-FT, IPLD). O Prof. Lasmar atua como advogado e consultor nas áreas do direito e relações internacionais e, em especial, da prevenção e combate ao terrorismo e seu financiamento. Proferiu palestras, cursos de capacitação e consultorias em diversas instituições públicas e privadas no Brasil e exterior. Atuou nas Comissões de Direito Internacional e de Relações Internacionais da OAB/MG, foi Coordernador da Central and Latin America Section of the ISA English School Section's Committee for the Study of International Society in the Americas (CSISA/ISA), além de professor visitante do Programa de Doutorado da Universidad Nacional de Rosario e membro da Comissão de Avaliação Quadrienal da CAPES (2013-2016). Atuou também como Chefe do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas. Possui trabalhos publicados em cinco línguas, tem ampla experiência como comentarista em mídias nacionais e internacionais e conquistou vários prêmios, bolsas e condecorações incluindo o Best Scholar Paper Award da International Studies Association.

  • Julio Cesar Cuter
    Superintendente de Acompanhamento de Mercado da BSM

    Graduação e Mestrado em Economia. Já atuou em várias funções no mercado financeiro e acadêmico. Trabalha com supervisão de operações há 15 anos e atualmente exerce a função de Superintendente de Acompanhamento de Mercado da BSM, que é o braço de autorregulação dos mercados administrados pela B3, tendo como funções principais a detecção e combate de práticas abusivas.

  • Luiz Roberto Ungaretti de Godoy
    Delegado de Polícia Federal

    Delegado de Polícia Federal desde 2002. Ex Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DRCI/MJ). Doutor em Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor associado da graduação e pós graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP) e permanente da Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal. É autor da obra Crime Organizado e seu Tratamento Jurídico Penal. Tem experiência na área de Direito com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal. Autor de livros e artigos jurídicos.

  • Márcio Adriano Anselmo
    Delegado da Polícia Federal

    Doutor em Direito pela USP, Delegado de Polícia Federal, atual Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, tendo atuado anteriormente na Corregedoria Regional do Estado do Espírito Santo (2017), Grupo de Trabalho da Operação Lava Jato (2013-2016), Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (2010-2013) e Divisão de Repressão a Crimes Financeiros (2007-2010). Autor de diversos livros e artigos no Brasil e no exterior sobre os temas de criminalidade organizada, lavagem de dinheiro e cooperação internacional, entre eles o livro CRIME.GOV, lançado em abril desse ano. Professor da disciplina de direito processual de polícia judiciária na Escola Superior de Polícia da Academia Nacional de Polícia.

  • Marcus Vinícius de Carvalho
    Superintendência Geral da CVM

    Responsável direto pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Superintendência Geral da CVM. Graduado em Ciências Contábeis e Direito, com MBA em Finanças e Especialização em Direito Societário, tendo iniciado sua carreira como auditor independente. É Inspetor da CVM desde 1995, onde atuou por quase 20 anos na Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários - SMI. Desde 2015 é o responsável direto pelo Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo da Superintendência Geral da CVM. Conselheiro da Autarquia no COAF, também representa a CVM na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - ENCCLA, assim como na delegação brasileira no GAFI/FATF.

  • Mario Pereira
    Membro da Comissão de Certificação do IPLD

    Membro da Comissão de Certificação Profissional em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, a CPLD-FT. Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Banking e Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance. Atua no mercado financeiro há mais de 30 anos.

  • Patrícia Alemany
    Diretora do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e a Lavagem de Dinheiro

    Delegada de Polícia Coordenadora do LAB-LD PC-RJ.

  • Rashmi Singh
    Especialista em Análise do Terrorismo

    Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido, mestre em História pela Jawaharlal Nehru University, Índia, e graduada em História pela Delhi University, Índia. Possui expertise regional sobre o Oriente Médio e Sul da Ásia. É fluente em Hindi e Urdu e possui conhecimentos de Árabe. A profa. Singh conduziu extensivo trabalho de campo no Oriente Médio e seu livro recente Hamas and Suicide Terrorism: A Multi-Causal and Multi-Level Approach, examina o advento e desaparecimento de ataques suicidas no conflito Israeli-Palestino. A profa. Singh também atuou como investigadora principal no recém-concluído projeto In the Eyes of the Beholder financiado pelo START, EUA. O projeto desenvolveu métricas de sucesso e falhas da Guerra Global Contra o Terror e da Jihad Global. Recebeu ainda a bolsa de professora visitante da CAPES e foi Professora de Estudos de Terrorismo do Handa Centre For the Study of Terrorism and Political Violence (CSTPV) na Universidade de St. Andrews, Escócia, aonde atuou antes de se tornar Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. A professora Singh, também atuou como membro do World Economic Forum, Global Agenda Council of Terrorism entre 2013 e 2014. Ela tem atuado como consultora, treinadora e professora em várias agências governamentais, organizações internacionais e militares, incluindo cursos para a OTAN, Scottish Police, London Metropolitan Police, The Royal Military Academy Sandhurst, George C. Marshall European Centre for Security Studies, The British Home Office e as Forças Armadas Alemãs. É editora associada da Perspectives on Terrorism e atua como membro de diversos conselhos editoriais e científicos internacionais tais como o International Journal of Conflict and Violence.

  • Ricardo Liáo
    Diretor de Supervisão do Coaf

    Diretor de Supervisão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras - Coaf, desde janeiro de 2019, antes, atuou como Secretário-Executivo do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, de abril de 2013 até janeiro de 2019. Dentro do Banco Central, ocupou as seguintes posições: Assessor (1986/1991), Chefe Adjunto (1991/1996) e Consultor (1996/1999) no Departamento de Fiscalização; Chefiou o Departamento de Combate a Ilícitos Cambiais e Financeiros (1999/2005); o Departamento de Combate a Ilícitos Financeiros e de Supervisão de Câmbio e Capitais Internacionais (2005/2007); e o Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro (2007/2012).

  • Roberto Leonel
    Presidente do Coaf

    Presidente do Coaf desde janeiro de 2019, auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, desde 1986. Graduado em Engenharia Civil.

  • Robinson Fernandes
    Delegado da Polícia Civil de São Paulo

    Delegado de Polícia Titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DCF) da Corregedoria Geral da Polícia Civil especializada no combate à lavagem de dinheiro. Foi Coordenador e Diretor Técnico do LAB-LD da Polícia de 2009 a 2018, atuante na área de inteligência financeira e no combate à lavagem de dinheiro há mais de 10 anos. Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa em intercâmbio com a Universidade de Londres no campo da lavagem de dinheiro e da cooperação jurídica internacional, Doutor, Mestre e Bacharel em Direito. Integrante da Delegação Brasileira perante o GAFI e Avaliador habilitado pelo mesmo organismo.

  • Sérgio Luiz Pinel Dias
    Procurador da República

    Procurador da República, integrante da força tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, graduado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em direito e políticas públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

  • Silvia Rodrigues
    Membro da Comissão de Certificação do IPLD

    Diretora de Compliance PLD/FT para América Latina e Caribe de empresa de grande porte multinacional da indústria de pagamentos. Foi Chefe de Divisão no COAF/MF.

  • Thaméa Danelon Valiengo
    Procuradora da República do Ministério Publico Federal

    Procuradora da República do Ministério Público Federal desde dezembro de 1999, com lotação na Procuradoria da República em São Paulo/SP, especializada na área de crimes financeiros, lavagem de dinheiro e corrupção. Foi integrante da Força Tarefa da Operação Lava Jato/SP (2017/2018). Foi Coordenadora do Núcleo de Combate à Corrupção – NCC/SP (2016); e Coordenadora da Campanha 10 Medidas contra a Corrupção/SP (2015). Professora Universitária de Processo Penal. Palestrante e Conferencista. Faz palestras em português, inglês, francês e espanhol.

  • Victor Moller
    Diretor Educacional IPLD

    Graduado em Administração de Empresas e Gestão Ambiental. Policial Civil no Estado de São Paulo há 16 anos. Exerce funções no Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo, em especial no Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Possui como formação complementar os cursos de Auditor Interno ISO 9001, Auditor Líder da Qualidade ISO 9001 (IRCA), além de outros cursos alinhados com a prevenção e repressão à Lavagem de Dinheiro

  • William Vlcek
    Professor de Relações Internacionais

    O Prof. William Vlcek é doutor pela London School of Economics, LSE e autor do livro “Offshore Finance and Small States: Sovereignty, Size and Money”. Atualmente é Professor de Relações Internacionais na Universidade de St Andrews, Escócia. O prof. Vlcek desenvolve pesquisas e consultorias relavitas às práticas de investimento e finanças offshore; formas de governança financeira global e, o combate e prevenção internacionais à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Recentemente atuou como consultor da União Européia na análise dos impactos econômicos e financeiros dos esquemas revelados pleo Panama Papers.



Apoiadores

Conheça nossos apoiadores que contribuíram para a realização deste evento